Cozinha

O guia definitivo do triturador de alimentos na pia da cozinha

Escrito por Tritury

O triturador de pia é um eletrodoméstico que ganha mercado a cada dia, mostrando-se como uma excelente ferramenta para facilitar a organização e a limpeza de cozinhas.

A variedade de modelos e o custo-benefício são atrativos ainda maiores, sem contar na redução da produção de lixo, possibilitando uma diminuição dos resíduos descartados em aterros sanitários e dos gases e produtos tóxicos gerados.

Apesar de ser muito comum no exterior, o triturador ainda causa algumas dúvidas no consumidor brasileiro. Pensando nisso, criamos um guia com tudo que você tem que saber acerca dos trituradores, desde a instalação à durabilidade e questões de segurança.

Quer saber mais? Confira a seguir:

Por que ter um triturador de pia em casa?

A principal função do triturador é reduzir o lixo orgânico, transformando-o em partículas minúsculas de resíduo que são eliminadas pela pia no próprio sistema de esgoto. Os materiais que podem ser triturados são, principalmente, restos de alimentos, como:

  • cascas;
  • folhas;
  • frutas;
  • legumes;
  • e ossos de frango.

Esses resíduos orgânicos provocam odores, atraem insetos e animais e têm um impacto enorme no meio ambiente, como a liberação de gases (por exemplo, o gás metano) e a poluição do solo e do lençol freático em lixões e aterros.

Esses materiais são considerados “lixos molhados”. Portanto, com o descarte simplificado desse lixo, o que resta na residência são “lixos secos” — tais como vidro, papel e plástico —, que podem ser separados e reciclados posteriormente.

A pegada sustentável e a praticidade são algumas das vantagens desse eletrodoméstico. Mas o triturador é, ainda, uma maneira higiênica e segura de eliminar restos de comida. Os modelos mais modernos podem custar de R$ 1.250,00 a R$ 3 mil, dependendo da marca, da potência e da capacidade.

O investimento é logo recompensado quando se avalia a eficiência, o pouco gasto de água e de energia e a durabilidade (em média, de 10 a 20 anos sem manutenção). Os trituradores da linha Tritury Tweeny contam, ainda, com garantia de 3 anos.

Como funciona?

Trituradores como os da linha Tritury fazem a fragmentação da matéria orgânica por meio de um sistema de trituração, que contém um disco e um anel de corte em aço inoxidável, localizado na lateral do equipamento. É um dos sistemas mais seguros e evita qualquer acidente.

Outros aparelhos, que utilizam facas e marteletes, podem ser menos seguros, caso não utilizados da maneira indicada pelo fabricante.

O equipamento é acoplado ao ralo da pia. Assim, todo material que passar por ele (seja água ou resíduo) entrará no sistema e, depois, seguirá o caminho normal pelo encanamento até o esgoto. O triturador funciona, basicamente, como um sifão.

Ele só pode ser usado quando acionado e com água corrente. Dessa forma, durante a lavagem de pratos e de utensílios culinários, os restos orgânicos podem ser triturados normalmente, poupando água e reduzindo o lixo.

Como o acionamento é feito apenas pelo botão, o equipamento é facilmente desligado, e qualquer objeto que caia dentro do ralo pode ser retirado de maneira segura.

É bom ficar atento ao que está sendo jogado no triturador: materiais não orgânicos — como madeira, plástico e alumínio — não podem ser triturados e podem, inclusive, causar danos às peças.

Como é a instalação?

As ferramentas de trituração são facilmente encontradas em lojas de materiais de construção e em sites especializados.

Apesar de ser um mecanismo de fácil montagem, o indicado é que você faça a contratação de uma equipe qualificada e instruída para fazer a instalação. A maioria das marcas disponibiliza equipes de assistência técnica próprias ou de distribuidores.

Como é um equipamento que substitui o ralo comum, pode ser colocado em casas mais antigas ou em construção. Basta seguir as especificidades de cada triturador.

Em termos gerais, existem 3 requisitos básicos:

  • o 1º é a abertura da pia, que deve ser de inox e de 4,5 polegadas;
  • além disso, o equipamento precisa de um ponto de eletricidade acima da bancada — para posicionar o botão de acionamento — e um ponto abaixo — para conectar o sistema de trituração;
  • e, para atuar como um sifão normal, são necessários 30 centímetros do fundo da pia para o posicionamento do bojo e a colocação no sistema hidráulico da residência.

O triturador de pia gasta muita água e energia?

Essa é uma das dúvidas mais comuns. Ao contrário do que se pensa, o gasto energético do equipamento é muito baixo e não causa grandes alterações na conta no final do mês, uma vez que é usado por um curto período (apenas quando ligado) e poucas vezes ao dia.

O mesmo acontece com o gasto de água. Para ligar o equipamento, é obrigatório ter água corrente. Mas, como o tempo é curto, a quantidade não é tão expressiva, além de não ser necessário o uso de água limpa.

O recurso pode ser reaproveitado. O mais prático é utilizar a água da própria lavagem de pratos, panelas e demais utensílios.

Quais são os cuidados básicos?

Para evitar problemas com o equipamento, os próprios fabricantes indicam a maneira mais correta de fazer a limpeza. Com o tempo, algumas partículas podem ficar no sistema e, assim, prejudicar o seu funcionamento.

O método mais comum é colocar frutas cítricas e gelo no triturador e ligá-lo, sem esquecer de deixar a água escorrer até o final da trituração. Isso ocorre, geralmente, a cada 60 dias.

Lembre-se, também, de que não é recomendável triturar materiais muito duros e resistentes. Fique atento a:

  • espigas de milho;
  • restos muito fibrosos ou gordurosos;
  • e caroços grandes

Quais são os benefícios de ter um triturador de pia em casa?

Um dos principais benefícios de ter um triturador de pia é reduzir o acúmulo de lixo orgânico em casa. Ainda no lixinho da cozinha, esses resíduos começam a se decompor, liberando odores desagradáveis e atraindo insetos, como moscas e baratas.

Sem contar que pode ocorrer a proliferação de bactérias e a consequente contaminação de um ou de todos os integrantes da família. Portanto, o uso de trituradores evita a exposição prolongada de restos de comida na lixeira, reduz o mau cheiro e melhora as condições de higiene e limpeza do ambiente.

Uma vantagem curiosa dos trituradores é a melhoria do sistema de encanamento. Muitas pessoas acreditam que os resíduos orgânicos podem obstruir a canalização da casa. Mas, na verdade, o equipamento aumenta a pressão da água e faz com que os resíduos passem pelas tubulações com maior facilidade, o que reduz o risco de entupimento.

E as suas vantagens para o meio ambiente?

Você sabia que a geração de resíduos sólidos urbanos per capita é de, aproximadamente, 1,1 quilo/dia? E que desse total, 60% é orgânico? E mais: que esse tipo de resíduo não deveria parar em locais inapropriados nem mesmo nos aterros sanitários?

Logo, o 1º benefício do uso do triturador de pia para o meio ambiente é o descarte mais apropriado do lixo orgânico. Ao ser triturado, esses resíduos deixam de ser lançados ao ar livre, evitando a geração do chorume (líquido poluente e de cheiro forte e desagradável).

Como consequência, ao diminuir a produção de chorume, também se reduz os riscos de contaminação dos solos, lençóis freáticos e cursos d’água.

Além disso, o descarte adequado dos resíduos orgânicos previne a produção do gás metano, substância tóxica, explosiva e uma das grandes causadoras da intensificação do efeito estufa.

Quando os resíduos são triturados e levados pelas redes de esgoto, diminui-se também a quantidade de lixo a ser coletada e, com isso, aumenta a vida útil dos aterros e reduz a necessidade de desmatar novas áreas para a construção de depósitos de resíduos. Então, mais um ponto positivo para o meio ambiente!

Como a maioria das pessoas colocam os restos de comida em sacolas plásticas, com a redução do volume de lixo, também se diminui o uso dessas sacolinhas, consideradas grandes vilãs da contaminação da natureza.

Quais são as dicas para escolher o melhor triturador?

O 1º passo na hora de escolher o seu triturador é definir qual será o seu uso.

Não há necessidade de adquirir um triturador industrial, com capacidade para grande volume, se ele será instalado na sua casa para uso diário. Portanto, compre um utensílio específico para residências.

Procure, também, equipamentos mais modernos, com sistema de trituração em disco e com anel de corte em aço inox. Eles são mais seguros, consomem menos água e energia e ainda costumam ser silenciosos.

Mais uma dica para escolher o melhor triturador é se certificar em relação à reputação da empresa fabricante. Você só sabe se um aparelho é realmente bom se o fabricante tiver boa imagem no mercado. Por isso, busque por empresas que sejam certificadas pelo sistema de qualidade ISO 9.001.

Podemos dizer que o triturador de pia é uma solução tecnológica que faz a diferença no dia a dia. Mais do que uma maneira prática e higiênica de eliminar o lixo orgânico das residências, é também um equipamento que ajuda o meio ambiente e reduz a poluição dos centros urbanos sem deixar a segurança de lado.

O triturador é uma excelente opção para as casas brasileiras e ainda tem espaço para ser usado em hotéis, indústrias e restaurantes, por exemplo.

Viu como o triturador de pia é um excelente utensílio para você ter na sua cozinha? Depois de saber tudo sobre o assunto, com certeza você vai querer ter um na sua casa, não é mesmo? Então, entre em contato com a gente e conheça a nossa linha de trituradores para residências!

Sobre o autor

Tritury

Share This