Dicas

Gestão de tempo: entenda como conciliar o trabalho e a vida familiar

Escrito por Tritury

Atualmente, grande parte das mulheres possui dupla jornada. Ou seja, são donas de casa e também possuem atividades profissionais externas. Ter uma gestão de tempo que atenda aos dois cenários é o grande desafio da mulher moderna.

Saber conciliar o trabalho com a vida familiar e ainda dar conta de todos os afazeres que ambos lhe impõem é o que muitas mulheres buscam. Neste post, listaremos algumas dicas para que você tenha uma melhor gestão do tempo e consiga ajustar o seu trabalho com família. Nosso foco será nas atividades da sua casa. Confira!

Planejamento

Faça um planejamento de suas atividades domésticas. Determine quais tarefas serão realizadas em cada dia da semana e siga o estabelecido.

Outra dica é combinar a participação e o auxílio dos filhos e marido. Procure também terminar uma atividade antes de iniciar uma nova.

Organização

Mantenha tudo organizado em sua casa. Os armários, as prateleiras e as gavetas devem sempre estar arrumados e com as coisas no mesmo lugar. Evite misturar utensílios. Para encontrá-los novamente será uma grande dificuldade e, dessa forma, tempo será consumido para tal.

Tudo que for tirado do lugar deverá retornar para o mesmo lugar depois de usado. Crie este hábito e transmita para os demais de sua casa.

Prioridades

Determine o que será prioridade. Faça uma lista com as tarefas cotidianas e como elas serão feitas. O cuidado com os filhos, dependendo da idade, é prioridade sobre as demais. Mantê-los limpos e alimentados é uma obrigação.

Supervisioná-los no dever de casa, em caso de crianças em época escolar, é também uma tarefa que exige dedicação e consome um tempo às vezes indeterminado. Isso porque em cada dia pode ser necessário dedicar mais tempo para esta atividade. Porém, fique tranquila. Com o crescimento das crianças, seu envolvimento ficará menos necessário.

Não se esqueça de reservar um tempo para cuidar de si. Isto também deve ser visto como prioridade.

Trabalho

Evite, ao máximo, levar qualquer tipo de trabalho do escritório para a casa. Suas funções devem ser bem determinadas. Quando estiver no trabalho, o foco deve ser as atividades profissionais. Já em casa, as atividades de administrar uma casa que devem prevalecer.

Tarefas

Tanto no trabalho quanto em casa, delegue tarefas para os outros. Cada um deve ajudar no que for possível. É preciso confiar nas pessoas e não ficar conferindo tudo que estão fazendo. Se ficar acompanhando e verificando tudo, pouco tempo lhe sobrará.

Avalie também a necessidade de ter uma ajudante para algumas tarefas como faxina e lavagem de roupas que consomem muito tempo e que desgastam muito.

Humor

Fazer as tarefas com bom humor faz com que seu desempenho seja melhor e seu tempo renda mais. Evite ficar reclamando. A reclamação é absolutamente improdutiva e causa em todos que estão perto um desânimo generalizado.

Ponderação

É importante que você tenha em mente que o imponderável pode acontecer: uma reunião que estenda um pouco mais, uma tarefa urgente que precisa ser resolvida no mesmo dia, um engarrafamento no retorno para casa, uma chuva torrencial no final da tarde…

Tudo isto é de difícil previsibilidade, mas que todos nós estamos sujeitos à sua ocorrência. Tenha sempre a percepção que imprevistos ocorrem e que administrá-los também faz parte do nosso dia a dia. Mantenha a calma e tente resolver as surpresas da melhor forma possível.

Agora que você já tem algumas dicas sobre gestão de tempo, siga-nos no Facebook e acompanhe outras dicas!

Sobre o autor

Tritury

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